Em um mundo que se torna mais globalizado e digitalizado a cada dia, as organizações precisam se adequar a esses requisitos para se manterem vivas. Com isso as ameaças cibernéticas crescem na mesma proporção, e garantir a segurança na nuvem deve ser um dos principais objetivos de toda e qualquer organização.
É muito comum, nos dias atuais, que as empresas deixem diversas informações salvas em nuvens visando facilitar o acesso interno a esses dados, maximizando o fluxo de trabalho das equipes, além de diminuir gastos com uma infraestrutura física. Porém, com isso, os dados ficam expostos a riscos de vazamento e hackers, por isso é importante contar com uma equipe de TI que garanta a segurança na nuvem.
Por que proteger dados na nuvem é importante?
Principalmente após a pandemia, quando houve um elevado crescimento no home office e tornou-se comum as pessoas acessarem arquivos corporativos de qualquer lugar, viu-se que os dados em nuvem estão em constante vulnerabilidade.
Um funcionário em home office, pode trabalhar de sua casa e até mesmo em um hotel durante uma viagem com a família ou mesmo numa cafeteria quando quiser mudar um pouco o cenário e sair de casa, certo?
Pois é nesses momentos que a empresa corre perigo se não tiver uma boa segurança na nuvem, pois Wi-Fi’s abertos e/ou públicos podem facilmente ser infectados por vírus.
Além disso, um vazamento de dados pode representar uma crise de imagem para a empresa, então tomar medidas para evitar esse tipo de situação, coopera para manter uma boa imagem da organização.
Quais são os padrões de segurança para a nuvem e como implementá-los?
Existem alguns pontos importantes de serem analisados e implementados com a finalidade de melhorar a segurança na nuvem, por exemplo:
Visibilidade de possíveis ameaças
Muitos funcionários não enxergam a importância de tomar cuidado com suas senhas corporativas e de não compartilhar informações sensíveis da organização. Apostar em treinamentos que reforcem a importância de estar sempre atento a esses pontos, é uma boa solução para manter os dados em segurança.
Controlar o acesso dos usuários
Visando melhorar a segurança na nuvem, fazer um investimento em ferramentas de gerenciamento de acesso e serviços, torna possível que a organização implemente protocolos de controle de usuários, com monitoramento ativo e, caso necessário, restrição do acesso de determinado usuário em um momento de acesso suspeito.
Apostar em firewalls avançados
Investir, principalmente em firewalls nativos da nuvem pode ser uma das chaves para impedir problemas. É importante seguir padrões internacionais de segurança, que é algo possível com esse tipo de firewall, mas também é preciso criar políticas internas, com a finalidade de proteger arquivos específicos, dando permissão de acesso apenas para pessoas específicas.
Automatizar monitoramento e detecção de ameaças
Hoje, já é possível automatizar rotinas de monitoramento e detecção de ameaças para garantir a segurança na nuvem. Soluções com capacidade de prever, detectar e combater ameaças são possíveis de serem implementadas graças à Inteligência Artificial e ao Machine Learning.
Por que devo adotar práticas de segurança na nuvem?
Adotar práticas de segurança na nuvem trazem diversos benefícios para a organização, como:
Segurança de dados
Como o próprio nome sugere, um dos principais benefícios de se investir em softwares e outras ferramentas de segurança na nuvem, é a proteção de dados sensíveis da empresa, desde informações de clientes, até questões sigilosas internas da organização.
Redução de custos
Ter uma solução de uso da nuvem reduz custos no sentido da não necessidade de ter um espaço físico dedicado ao armazenamento de documentos.
Mas também é um tópico importante no que diz respeito à investir “agora” em segurança, que evitará gastar muito mais “lá na frente” quando houver um problema de vazamento e/ou sequestro desses dados.
Confiabilidade da marca
Um vazamento ou sequestro de dados não trás só prejuízos financeiros à uma instituição, a imagem de reputação dessa organização também sofre prejuízos imensos nesses casos. Uma empresa que deixa clara suas políticas de tratamento, armazenamento e segurança de dados, costuma ter uma confiabilidade maior de seu público, consequentemente sua imagem e reputação são melhores.
A segurança na nuvem é extremamente importante para extrair o melhor que a plataforma oferece. Por isso, contar com uma empresa com uma equipe especializada no assunto é um grande passo para ficar tranquilo.
A Agathos está presente no mercado de TI há mais de 20 anos, sendo especialista em segurança na nuvem e conta com funcionários que são referência no mercado.
Se você quer saber mais sobre segurança em nuvem para sua empresa, solicite um atendimento da Agathos Tecnologia. Um especialista entrará em contato com você.