Como resolver o problema de falha em comunicação com cliente final na nossa empresa

Você sabia que os problemas de comunicação podem ter um impacto negativo na cultura, nas vendas e até na saúde financeira de uma empresa?

Mas se a sua organização está passando por isso, não se assuste! Grande parte do mundo corporativo lida com esse problema diariamente. O que não é aconselhável é fechar os olhos para esse problema, ou pior, nem contá-lo como um risco para os seus negócios! 

É por isso que a necessidade de as empresas encontrarem o tom e o método apropriados para fazer isso é semelhante à forma como cada região e nação desenvolve seus próprios meios de comunicação. Imagina só o tamanho disso! 

É por isso que nesse artigo vamos explicar as melhores práticas para ter uma comunicação efetiva e assertiva com os seus stakeholders. Continue a leitura!

O que são falhas de comunicação em empresas?

As falhas em se comunicar em empresas ou organizações são ruídos ou dificuldades que os colaboradores encontram para se comunicar em um fluxo de trabalho ou até mesmo com outras partes interessadas, como investidores ou mesmo os clientes finais. Ou seja, representa um problema interno que pode vir a se tornar uma demanda ainda maior. 

Uma empresa em reunião com problemas de comunicação
Imagem: Envato Elements

Um exemplo é quando informações de um grande projeto deixam de ser repassadas de um colaborador para o outro, prejudicando o prazo de entrega e comprometendo a qualidade do processo. É por isso que se deve investir em melhorias para evitar esse problema. 

Como evitar problemas de se comunicar entre os colaboradores?

Algumas dicas de como evitar problemas na comunicação interna de sua empresa são:

  1. Ter a boa comunicação como uma cultura da empresa. Ou seja, vale investir no diálogo e canais para que isso seja possível;
  1. Garantir que os colaboradores contem com inteligência emocional suficiente para ouvir uns aos outros de forma efetiva;
  1. Criar canais de comunicação. Vale o bom e velho e-mail ou mesmo grupo WhatsApp, mas da mesma forma é valiosa a pergunta: será que não existem canais que aceleram e facilitam ainda mais essa comunicação?
homem fazendo uma video chamada e respondendo seus emails, uma ótima comunicação
Imagem: Envato Elements
  1. Estabelecer rotinas de comunicação interna como pequenas reuniões contribuem para que os ruídos de comunicação sejam evitados ou solucionados em um espaço adequado;
  1. Mantenha colaboradores motivados e reconhecidos. 

Conte com tecnologias eficientes para a sua comunicação interna!

A Agathos Tecnologia é um destaque no outsourcing de equipamentos altamente tecnológicos para solucionar os problemas da sua organização!

Se tiver interesse em saber mais, entre em contato conosco e solicite um orçamento para deixar para trás esse problema na sua empresa!