O PABX virtual é uma das mais modernas soluções de telefonia para empresas, combinando transmissão de voz pela internet (VoIP) com tecnologia em nuvem. Desde 1878, quando a primeira central telefônica do mundo foi inaugurada nos Estados Unidos, as soluções de telecom evoluíram muito.
E que esse sistema é altamente eficaz nas operações do dia a dia, você já deve ter ouvido. Mas sabia que existem alguns pontos que variam de um sistema para o outro? É isso que vamos te contar nesse texto. Por isso, continue a leitura e saiba como usar o PABX Virtual a favor da sua empresa!
Qual a diferença entre PABX e VoIP?
PABX (Private Automatic Branch Exchange) e VoIP (Voice over Internet Protocol) são dois termos relacionados a sistemas de telefonia, mas possuem diferenças significativas. Vamos explorar cada um deles:
PABX
- O PABX é um sistema de telefonia tradicional baseado em hardware que permite a comunicação interna e externa em uma organização;
- Ele é composto por uma central telefônica física localizada nas instalações da empresa;
- Utiliza linhas telefônicas convencionais (analógicas ou digitais) para fazer chamadas externas;
- O PABX é responsável por gerenciar as chamadas telefônicas, rotear as ligações internas, gerenciar ramais e fornece recursos como transferência de chamadas, identificador de chamadas, caixa postal, entre outros;
- Geralmente, o PABX requer investimento em equipamentos específicos e infraestrutura física para ser instalado e operado.
VoIP
- O VoIP é uma tecnologia que permite a transmissão de voz e outros dados pela internet;
- Ao contrário do PABX tradicional, que usa linhas telefônicas convencionais, o VoIP usa a infraestrutura da internet para transmitir chamadas de voz em formato digital;
- Os sistemas VoIP podem ser baseados em software, hardware ou em uma combinação de ambos;
- Os telefones VoIP se conectam à rede de dados da empresa (LAN ou Internet) e as chamadas são roteadas pela rede IP;
- O VoIP oferece vantagens como custos reduzidos de chamadas de longa distância e internacionais, flexibilidade de expansão, recursos avançados de telefonia, como videoconferência e integração com outros aplicativos;
- Para utilizar o VoIP, é necessário ter uma conexão estável com a internet e dispositivos compatíveis, como telefones IP ou softphones.
Quais são os tipos de PABX?
Existem diferentes tipos de PABX, cada um com características e capacidades específicas. Aqui estão alguns dos principais tipos de PABX:
- PABX Analógico
- PABX Digital
- PABX IP
- PABX Virtual
- PABX Híbrido
Esses são alguns dos tipos de PABX mais comuns. É importante avaliar as necessidades e requisitos da sua empresa para escolher o tipo mais adequado de acordo com o porte, infraestrutura, recursos desejados e orçamento disponível.
Como o PABX me conecta com meus clientes?
O PABX (Private Automatic Branch Exchange) é um sistema de telefonia utilizado pelas empresas para facilitar a comunicação interna e externa. Ele desempenha um papel fundamental na conexão entre a empresa e seus clientes. Veja como o PABX pode ajudar a conectá-lo com seus clientes:
- Roteamento de chamadas
- Transferência de chamadas
- Identificar de chamadas
- Caixa postal e mensagens de voz
- Números de telefone virtuais
- Conferência telefônicas
Esses são apenas alguns exemplos de como o PABX pode ajudar a conectar sua empresa com seus clientes. O sistema possibilita uma comunicação eficiente, facilita o atendimento personalizado e melhora a experiência geral do cliente ao entrar em contato com a empresa por telefone.
Como implementar o PABX Virtual na minha empresa?
A Agathos Tecnologia conta com soluções inteligentes e na medida certa para cada negócio. É muito importante uma avaliação das necessidades para encontrar a melhor forma de implementar o PABX Virtual na sua empresa.
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