Como satisfazer a experiência de compra do cliente

Agathos é uma empresa voltada para a área da tecnologia, desenvolvendo soluções, projetos e colaborações exclusivas e personalizadas de acordo com as características do cliente. Entretanto mesmo que o serviço oferecido seja bom, é necessário ter uma boa equipe de vendas para que torna a experiência excelente, com boa assertividade visto que estamos em tempos acelerados e pessoas bastante ocupadas, não se deve encher o cliente de informações e ser repetitivo, mas sim procurar entender o que ele precisa, sendo direto e claro.

     Como também é necessário compreender o real valor do produto, entender a fundo a transformação que gera e acreditar em sua solução, reconhecer os detalhes, características e diferenciais do serviço oferecido. A melhor dica para se conversar com o cliente é conhecer quem é aquela pessoa, sua idade, com o que trabalha, o que realmente importa pra ela, o vendedor deve estudar todas as informações possíveis para conversar com o cliente. A abordagem e a oferta podem mudar completamente de uma pessoa para outra. 

     Desse modo, ter uma equipe bem preparada é a chave para alcançar bons índices de venda e satisfação da clientela, a realização de treinamentos e reuniões semanais é que alcança boa qualificação em toda a empresa. Há um novo conceito no mundo dos negócios que se trata do CX (customer experience) traduzido para o portugues como experiência do cliente, está sendo bastante discutido nessa nova Era do Cliente em que os consumidores se tornaram essenciais para qualquer empresa. 

O conceito se trata do conjunto de percepções e impressões que um consumidor possui sobre uma determinada empresa após interagir com ela. De acordo com dados de 2023, 86% dos compradores não se importam em pagar mais por uma experiência melhor, 30% das grandes instituições financeiras estão investindo em inteligência artificial por acreditarem que a tecnologia pode agregar nas estratégias de CX e 75% das empresas consideram as redes sociais essenciais para o sucesso de uma estratégia de experiência do cliente.

     Assim, vemos como a tecnologia pode influenciar no CX, soluções como softwares de gestão e chatbot que é uma ferramenta para conversar com seu cliente em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais. Pode ser utilizado para otimizar atendimento ao cliente, campanhas de marketing e até mesmo a venda de produtos. Uma das características mais importantes é a possibilidade de incluir Inteligência Artificial.

     Visto que não é de hoje que os consumidores têm se tornado mais exigentes não somente em relação ao produto ou serviço adquirido, mas também sobre toda a jornada de compra, do pré ao pós-vendas. Sendo assim, cuidar da experiência do cliente não é mais um diferencial, mas uma exigência do mundo das vendas.