O Novembro Azul surgiu inicialmente na Austrália em 2003, chegando no Brasil apenas em 2008, com o objetivo de estimular a prevenção ao câncer de próstata e conscientização sobre o mesmo.
No entanto, a campanha passou a fomentar também mudanças gerais nas atitudes masculinas com relação à saúde. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a atenção com a saúde aumentou 49,96%, entre 2016 e 2020. No entanto, os homens seguem muito atrás das mulheres nesse quesito.
O que é o câncer de próstata e como acontece
O câncer de próstata acontece por conta de uma formação de um tumor na próstata, uma glândula localizada na região inferior do abdômen masculino que produz e armazena parte do fluido seminal.
A próstata tem o tamanho de uma noz e envolve a porção inicial da uretra, assim, pode haver sintomas como dificuldades de urinar e hematúria que quando ocorre presença de sangue na urina, porém pode não haver sintoma algum.
O tipo de câncer mais comum entre homens
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, como aponta o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por isso, o diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de evitar que o número de mortes cresça. Essa taxa representa, atualmente, cerca de 6% dos casos.
Dessa forma, é essencial manter o acompanhamento médico regular e, além disso, adotar uma alimentação saudável – o que pode ajudar a prevenir esse tipo de câncer e outras doenças.
No Brasil, 1 a cada 6 homens vai desenvolver câncer de próstata . De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, um homem morre a cada 38 minutos devido essa doença.
O Câncer de Próstata atinge um a cada 41 homens, a maioria concentra-se em idosos acima dos 65 anos e o risco aumenta conforme a idade, principalmente após os 50 anos, segundo o Inca é a causa da morte de 28,6% da população masculina.
Contudo, apesar da seriedade, existe um preconceito que envolve o exame, muitos homens têm receio de realizá-lo e, são diagnosticados quando o problema já está em estado avançado, sendo a prevenção do Câncer de Próstata, algo muito sério. Se identificado em fase inicial há altos índices de cura.
Leia também:
Saúde incentiva check-up para homens no “Novembro Azul”
Sintomas
A princípio, normalmente esses sintomas acontecem em estágios avançados, sendo eles:
- dor óssea (especialmente na região das costas);
- dificuldade de urinar;
- demora em começar e terminar de urinar;
- sangue na urina;
- diminuição do jato de urina;
- necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Entretanto, a maioria dos cânceres de próstata cresce devagar e, tem como outros fatores de risco:
- histórico familiar;
- alterações genéticas;
- produtos químicos, como a exposição a produtos como arsênio, fuligem e gases de escapamento de carro.
Tratamento
O câncer de próstata é, na maioria das vezes, identificado pelo rastreamento com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal.
O tratamento é normalmente decidido por urologistas e oncologistas, e pode ser esses:
- cirurgia oncológica;
- radioterapia;
- observação vigilante;
- cirurgia robótica da próstata;
- quimioterapia;
- terapia hormonal;
- ressecção transuretral da próstata;
- braquiterapia;
- prostatectomia aberta;
- laparoscopia.
Conclusão
Se você é homem e tem mais de 45 anos, agende uma consulta médica com um especialista de sua preferência, mas não deixe a oportunidade passar.
A Agathos Tecnologia apoia qualquer iniciativa de prevenção ao câncer de próstata.
Aproveite que você chegou até aqui e leia também: “Atendimento na saúde: 10 boas práticas para a recepção“